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MAÇONARIA MODERNA, PRIMÓRDIOS E SUA EXPANSÃO

Foi em 1717 que  a maçonaria moderna se estabeleceu primeiro na Inglaterra, com a Grande Loja Unida, constituída das quatro lojas existentes em Londres, que tinham restado da decadência da Maçonaria obreira da Idade Média e as quais tinham acordado na reforma da Ordem. Esse movimento de reforma  fora esboçado desde o meado do século anterior (1660 – 1700) com a inclusão dos maçons não artífices e com o desdobramento dos processos que gravitavam para o domínio puramente filosófico atual.

No seu primeiro período  de história moderna (1717 – 83), chamado o “britânico” que vai do seu estabelecimento em Londres á difusão  nas colônias inglesas e na Europa em geral, várias são as potências em que ela se estabelece  definitivamente.

Na Inglaterra e seus domínios e colônias, logo após o primeiro da Grande Loja de Londres, ela se irradiou ás colônias inglesas da América (1723 – 33); dai passando ás Índias inglesas (1724) e depois á África britânica (1737). O período de (1730 – 50) marca o seu estabelecimento e progresso na Irlanda; e nesse interregno, o seu início na Escócia (1736).

É depois de oito anos de seu aparecimento em Londres, que a Maçonaria moderna efetua sua vida em França, em 1725. Quase dez anos passou ela, em seu período de organização, naquele país, até que em 1736, se constituiu o Grande Oriente de França, com um Supremo Conselho do 33°.

Em 1727 é o seu aparecimento na Espanha, com a criação das Lojas de São João, dependentes da Grande Loja de Londres.

Em 1733, é o estabelecimento na Itália como na Alemanha, sendo que no primeiro desses países o movimento permanece embrionário, até os meados do século seguinte. Outro tanto se pode afirmar quanto a Portugal cuja potência regular, entretanto, antecipou-se ao começo daquele século.

A entrada da maçonaria moderna na Alemanha, é em 1733, sendo que em 1737, constitui-se a Grande Loja de Hamburgo, em 1741, a Grande Loja de Hannover, em 1744, a Grande Loja dos Três Globos, em Berlim. Na mesma capital, se estabelece em 1762, a Grande Loja Royal-York, com uma Grande Loja Provincial; e em 1773, a Grande Loja Nacional da Alemanha, com três Grandes Lojas Provinciais.

Em 1735 teve lugar o seu estabelecimento regular na Holanda, com a organização em Haya, da Grande Loja da Holanda, sendo que desde 1723 ela existia nesse país.

Por essa mesma época, aproximadamente, é dado o seu aparecimento na Rússsia (1732 – 35), fantando porém, detalhes seguros pelo seu cárater  proibitivo, naquele país. Outro tanto se pode dizer quanto a Áustria, podendo fixar-se o aparecimento nesse país, entretanto, em 1738, e quanto á Polônia cujo estabelecimento pode ser fixado em 1739.

Na Suécia, onde os primórdios maçônicos são da mesma época, veio a fixar-se em 1854, a Grande Loja da Suécia, com três Grandes Lojas Provinciais.

Em 1737 é o aparecimento na Suissa, e em 1778, na Turquia.

Em 1743, datam os seus primórdios na Dinamarca, vindo a estabelecer-se em 1747, a Loja Nacional com sede em Copenhague.

Na Suécia, onde o primeiro estabelecimento tivera lugar alguns anos antes, teve lugar em 1754, a Grande Loja da Suécia, com três Grandes Lojas Provinciais.

A última Grande Loja, a fundar-se neste primeiro período, foi a de Francfort, justamente em 1783.

A seguir, começavam a instalar-se as potências maçônicas do segundo período (1784 – 1813) com sua expansão no continente americano.

A primeira dessas Grandes Lojas, iniciadora desse período nos Estados Unidos, foi a de Maryland, ao Oriente de Baltimore, em 1784. É claro que as duas Grandes Lojas já existentes, no mesmo país, desde 1778, aos Orientes de Richmond e Raleigh, assim como as Grandes Lojas do Canadá e das Antilhas, do continente americano, pertencendo ao período anterior á independência dos Estados Unidos, fazem parte naturalmente do primitivo período de expansão britânica.

Nos Estados Unido, após o período que se segue á independência, funda-se a Grande Loja de Pensylvania, em Filadélfia, em 1786 e a Grande Loja de Nova-York, em 1787.

Nas Antilhas, a primeira potência estabelecida, com filiação ás Grandes Lojas da América, neste período, é em 1785, em Santa Cruz, ao Oriente de Christianstadt.

Neste período fundam-se: em 1804, em Paris, o Supremo Conselho do Rito Escocês; em 1805, em Lisboa, o Grande Oriente Luzitano; em 1808, em Dublin (Irlanda) o Supremo Conselho do Rito Escocês; em 1810, em Alexandria (Egito) a Loja de São João, filiada ao Grande Oriente de França.

A partir de 1813, o período cosmopolita, a maçonaria moderna assume extraordinário incremento.

Na Europa, houve multiplicação dos grêmios. Na Rússia, a Grande Loja Astréa, de S. Petersburgo, foi o grande centro de irradiação e liberalismo, de modo a ser proibida a Maçonaria, ali em 1822.

Na Turquia, pelos meados do século, formou-se a Grande Loja Provincial, com reunião de várias lojas.

Nos Estados Unidos da América, além de três novos Supremos Conselhos do 33°, levantaram-se dezoito novas Grandes Lojas nos Estados, chegando rapidamente ao total de cerca de três mil lojas.

Esse movimento nos Estados Unidos irradiou-se na colônias  inglesas e em outros pontos da América Setentrional e nas Antilhas.

Na América meridional formaram-se as seguintes potências maçônicas: Em 1822, o Grande Oriente do Brasil, no Rio de Janeiro; o Grande Oriente e Supremo Conselho do Rito Escocês em Cartagena, da República da Nova Granada (Colombia); e o Supremo Conselho do Rito Escocês, 33°, ao Oriente de Montividéu, República do Uruguai, em 1859. Fundaram-se também, sem que possa ser precisado o ano, mas aproximadamente no período acima: a Grande Loja da Venezuela, a Grande Loja do Perú, o Supremo Conselho do 33°, em Valparaiso (Chile); a Grande Loja Argentina e a Grande Loja do Uruguai.

Aliás quanto ao Brasil, segundo a versão de Mello Moraes, as primeiras Lojas maçônicas datam da crise da Conjuração Mineira (1786 – 89). Segundo Felner, em 1809, José Maria Rebello, brigadeiro da guarda real da polícia do Rio teria entregue ao príncipe regente (depois D. João VI) uma lista aliás considerável de maçons. É fato que a revolução de 1817, em Pernambuco e da Independência em 1822, foram em grande parte resiltante da ação maçônica. A Loja Comércio e Artes data de 1815, tendo deixado de funcionar por perseguições da polícia. Com o regresso do rei para Portugal, foi reinstalada em 1821. No ano seguinte, tamanho era o número de obreiros que foi mister dividi-la, o que se deu, criando-se, do seio seio, as Lojas União e Tranquilidade e Esperança de Nicteroy. Estas três Lojas reunidas em 28 de maio de 1822, constituíram o Grande Oriente, de que foi primeiro Grão-Mestre o conselheiro José Bonifácio.

No aludido século, a partir de 1813, a Maçonaria teve também grande incremento na África, Ásia e Austrália, sob a obediência, parte do Grande Oriente da França, parte á Grande Loja de Inglaterra e parte ao Grande Oriente da Holanda.

Na África, no período citado, foram estes os principais estabelecimentos: em 1822, no Oriente de São Luiz (Senegal); em 1823, ao Oriente de Tenerife (Ilhas Canárias); em 1832, ao Oriente de Alger (Algéria); em 1860, ao Oriente de Tunis (Estados Berberescos).

Na Ásia, foram os principais estabelecimentos: no período acima: em 1844, ao Oriente de Shang-Hai (China); em 1845, ao Oriente de Singapura (Ilha de Singapura).

Em Austrália, (Meridional e ocidental) estabeleceu-se a Grande Loja da Austrália, ao Oriente de Sidney, em 1828; irradiando-se o movimento, em 1850, ás IlhasMarquezas e Sanswich, e em 1855 toma grande expansão em Victória e Nova Galles do Sul.

Este simples balanço de forças, visto por alto, mostra quais as possibilidades da secular instituição que entra neste século com um ativo tão formidável, de cuja súmula, nestes quatro lustros decorridos, já se pode avaliar quais sejam os resultados civilizadores e de ação social que sempre foram sua maior glória, constituem sua própria razão de ser e credencial para um futuro em que certamente maiores glórias a aguardam.

(Texto extraído do Livro Maçônico do Centenário, organizado pelos irmãos Octaviano Bastos, Optato Carajurú e Everardo Dias, publicado em 1922, pelo Grande Oriente do Brasil, em homenagem ao seu centenário).

Postado por Helio P. Leite, em 20 – 9 – 2020, em Brasília - DF