Pular para o conteúdo principal

UM ASTRO CEARENSE BRILHA NO FIRMAMENTO MUSICAL DE GOIÁS

Na Maçonaria no Brasil, desde que nela ingressamos passamos a cultuar seus vultos históricos, particularmente aqueles que se destacaram na criação do Grande Oriente do Brasil (1822), que lutaram pela nossa Independência de Portugal, na libertação dos escravos, na Proclamação da República, entre outros movimentos nacionalistas.

Cultuamos, também, os irmãos que se destacaram no campo da música universal, que produziram, inclusive, composições musicais alusivas a Maçonaria. Como por exemplo: o francês François Adrien Boieldieu; Mozart; Hayden; Sibelius; Franz Liszt, Cherubini, John Philipp Souza; Goethe e Bach. E também, entre eles, compositores brasileiros, entre eles Carlos Gomes.

Porém, na atualidade temos muitos irmãos que são grandes maestros, compositores, músicos instrumentistas, cantores, os quais não são por nós exaltados como tal, muito embora a nossa Ordem sempre teve e tem fortes ligações com a Múscia.

No passado, podemos destacar os nomes de maestros, cantores compositores e músicos que foram maçons, podendo citar entre eles: maestro Marcus Portugal - compositor/autor da música do Hino da Independência; maestro Eliazar de Carvalho; Vicente Celestino; Pinxinguinha; Alvarenga; Hervê Cordovil; Lamartine Babo; Bob Nelson;  Luiz Gonzaga - rei do Baião; Tonico, da dupla Tonico e Tinhoco; Vinicius de Moraes; Luiz Vieira;  e contemporâneos : Zé Rodrix; Gilliard; Lindomar Castilho; Fábio Junior;  Altemar Dutra Junior.

Mais recentemente contamos com a participação de nosso irmão Túlio Colaciopo, maestro com fama internacional, que exerceu o cargo de Secretário Geral da Secretaria Geral de Relações Exteriores Maçônicas do GOB, que realizou um extraordinário trabalho diplomático maçônico junto à Potências Maçônicas estrangeiras.

Na atualidade temos o irmão maestro Leonado Augusto Reis, que exerce o cargo de Secretário Geral da Secretaria Geral de Educação e Cultura do GOB, que juntamente como o seu Adjundo professor Eliseu Kadesh, vem desenvolvendo excelente gestão nas duas áreas de sua competência.

Temos, também, o irmão e maestro Moisés Rodrigues, um dos autores do Hino do Bicentenário, recentemente instituido pelo Decreto nº 2057 de 11/5/22, baixado pelo Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que em sua ementa institui o Hino , a Marcha, a Canção e o Samba do Bicentenário do GOB.

Aliás e por oportuno, honra seja dada aos irmãos que participaram e doaram seus direitos autorais sem ônus para o GOB, na produção das composições músicas comemorativas ao bicentenário de nossa federação maçõnica, na seguinte sequência: HINO: letra de Moisés Rodrigues, Jurimar Ypiranga, Gilson Nascimento, Júlio Lopes; e música de Moisés Rodrigues. MARCHA: letra e música de Souheil Slemon. SAMBA: letra e música de Souheil Slemon e Paulinho Mocidade. E a canção - letra e música da cunhada Joana D'Arc Corrêa da Silva Oliveira.

Neste sentido, e por tudo isto, me veio a ideia de homenagear todos os irmãos que no passado e no presente atuaram no seguimento musical, por meio de uma série de artigos retratando a vida e a obra de cada um deles.

E para começar esta coletânea de artigos resolvi homenagear um jovem e talentoso irmão, que nasceu no Ceará, onde construiu sua carreira musical e de lá rumou para Goiânia, capital do Estado de Goiás, onde fixou residência e passou a dedicar-se a música instrumental. Falo do maçom Wagner Sean Costa Brito, que atendendo solicitação que lhe fiz enviou-me informações sobre sua vida profissional e maçônica, que ora apresento:

"  Nasci no ano de 1982, na cidade de Fortaleza - Ceará. Meus pais, Francisca Miriam Costa e Wagner Felipe de Brito, logo cedo me incentivaram a descobrir as minhas aptidões e gostos, desde o xadrez, esporte, particularmente o basquete, skate, idiomas e finalmente a música.

Em 1998, iniciei meus estudos musicais no primeiro núcelo de formação de instrumentistas de cordas da UFC/SESI situado na Barra do Ceará. Na oportunidade, tive aulas com o professor Vasquen Fermanian. Com avanço nos estudos fui convidado a integrar a Orquestra de Câmara SESI/UFC, na qual fui agraciado com uma bolsa de estudos da Universidade Federal do Ceará. 

Conheci durante um festival de música o professor Fred Barreto, o qual teve importância na minha formação musical. Com o passar dos meses, nos tornamos amigos e as aulas de instrumento musical foram iniciadas. Ao longo do período de estudo e muita dedicação , o referido professor foi me incentivando novos desafios, como por exemplo, a participação no Festival Internacional de Brasília, no qual consquistei uma bolsa de estudos. O próximo desafio proposto pelo professor foi a profissionalização. E para isto se concretiizar, foi identificado que haviam inscrições abertas para audição para músico na Orquestra Sinfônica de Goiânia/GO. Com incentivo do professor Fred Barreto e ajuda na preparação do respertório musical fiz a referida inscrição.

Em poucos dias cheguei na capital do Estado de Goiás com uma mala e a passagem só de ida que habia ganhado do meu tio Evaldo (de abençoada memória) - a passagem era só de ida mesmo... não tinha volta. Era um excelente incentivo para se esforçar e passar na audição na Orquestra (risos).

A audição foi bem sucedida. Em seguida, a contratação, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia foi efetivada junto à Prefeitura de Goiânia. Tomada a posse no cargo chegava a hora de dar início as atividades musicais profissionais na Orquestra, na qual exerço as atividades musicais até a presente data. Após ter completado mais de 20 anos de atividade musical na orquestra sinto a mesma alegria desde o primeiro dia.

Morando em Goiânia, tive um vizinho chamado Sílvio, com o qual conversava muito. Certo dia, ele me falou sobre a Maçonaria. Minha mãe me falava que na sua infância tiha estudado em um colégio da maçonaria. Essa minha lembrança, portanto, era minha única referência sobre a maçonaria, no estanto, desconhecia totalmente a história da Instituição. Aos poucos, Silvio foi me apresentando leituras ao ponto de me convidar para alguns jantares em lojas onde era membro. O ambiente familiar era acolhedor. E pouco tempo depois já estava entregando a minha solicitação para admissão à Loja. Fui inicado na Loja Luz e Saber (Rito Adonhiramita) em 15.5.2009. porém me filiei à Loja Liberdade e União 1158 em 22.6.2011.

Após a minha iniciação maçônica, comecei a pensar de que forma poderia ser útil a Ordem. À época, exercia a função de Organizador de Concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, na gestão do saudoso maestro Joaquim Jayme e do Grão-Mestre Estadual Eurípedes Barbosa Nunes, de abençoada memória. Me sinto muito feliz pela oportunidade de ter convivido com pessoas tão importantes e muito abençoado por ter aprendido tanto.

Com o apoio do Maestro e do Grão-Mestre, citados anteriormente, vários eventos do Grande Oriente de Goiás contaram  com a Orquestra Sinfônica de Goiânia e de seus grupos musicais, como por exemplo, Coro Sinfônico. Fui convidado a representar o Estado de Goiás em uma apresentação na Orquestra Jovem do Brasil que ocorreria na cidade do Rio de Janeiro. Esta viagem foi marcante, pois além da parte musical e na condição de Aprendiz Maçom tive a oportunidade de conhecer a Loja Comércio e Artes, o Palácio do Lavradio, os Corpos Filosóficos, a Grande Loja do Rio de Janeiro e numerosos maçons que se tornaram amigos, como o Patriarca Adonhiramita Florisvaldo Campos Xavier. Voltando ao estado de Goiás, organizamos um concerto em homenagem ao Dia do Maçom, ideia esta que foi bem acolhida e a celebração foi tomando corpo cada vez maior conforme as presenças de autoridades maçônicas de fora do estado de Goiás.

O Concerto em homenagem ao Dia do Maçom ocorreu no Teatro da Universidade Católica de Goiás, com a presença de várias autoridades de outros estados. O teatro estava lotado com a presença de autoridades do Grande Oriente do Brasil e Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás - presente o seu Grão-Mestre, o Sereníssimo Irmão Rui Rocha de Macedo, acompanhado de uma significativa comitiva de irmãos.

Com o falecimento do maestro Joaquim Jayme, coloquei a função que exercia na administração da Orquestra à disposição. Hoje não organizo mais os Concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, porém, a colaboração não encerrou nas Lojas maçônicas. Com o ingresso nos altos graus fui pensando em uma forma de contribuir com as sessões, foi natural o surgimento da Harmonia ser feita ao vivo em sessões especial do Real Arco que eu estava em Brasília, a Trienal de Porto Alegre também contou com a harmonia sendo feita ao som do violino, e a ideia caiu no gosto dos irmãos, seja para uma sessão de homenagem as mães, a mulher, uma sessão de iniciaçao e de homenagens o meu violino tem se feito presente para abrilhantar ainda mais estes momentos especiais.

Hoje me sinto privilegiado por ter convivido com tantos irmãos de envergadura que partiram para o Oriente Eterno e muito alegre por ainda hoje conviver a cada dia com novos irmãos. A convivência fraterna é um tesouro. Conviver e levar a música para momentos especiais é uma alegria.

Desde 2015 montamos uma empresa especializada em música para casamentos, é o Grupo Compasso. Nestes mais de 7 anos tivemos a oportunidade de realizar os casamentos de vários irmãos, sobrinhos e sobrinhas. Hoje a nossa equipe conta com mais de 10 integrantres tendo sido considerada Empresa Referência em Música para Mini Casamentos. Neste tempo tivemos a oportunidade de realizar mais de 200 casamentos, prova  de que a qualidade musical e excelência do atendimento caiu no gosto do público. Hoje o Grupo Compasso também tem feito eventos para o Grande Oriente do Estado de Goiás em ocasiões marcantes como a Poderosa Congregação, e nesta oportunidade agradecemos ao Grão-Meste Estadual, Irmão Mauro Marcondes, pelo apoio ao nosso trabalho. "

Eis ai, caro leitor vida e a obra de um jovem cearense que venceu no campo musical, do qual vive, ingressou na Maçonaria no Oriente do Estado de Goiás, onde teve a oportunidade de introduzir a Coluna de Harmonia ao vivo e a cores em sessões maçônicas públicas e privadas, revivendo os velhos tempos em que em nossas Lojas destacava-se a música executada em pianos, ógãos e instrumentos musicais, para abrilhantar e embelezar o convívio fraternal de nossos imãos do passado.   

Helio P. Leite - um eterno aprendiz
Brasília, DF, 23/5/2022